quarta-feira, 30 de junho de 2010

Brasilia 50 anos

Vinte e um de abril é comemorado o aniversário de Brasilia e este ano  eu estava lá, é o terceiro ano conseutivo que participo. Esse ano houve varias atrações: paraquedismo, um desfile bem legal da dysnei eo que realmente me valeu o dia foi a esquadrilha da fumaça...
Porém, estive refletindo: será que temos algo a comemorar? andava pela cidade onde nasci, cresci e fui criada, toda minha vida morei aqui, e uma nostalgia tomou conta de mim. Vi várias pessoas poluindo a cidade, sujando tudo onde havia água as pessoas mergulhavam ensadecidas fazendo bagunça, e destruindo a cidade onde nasci.
Era uma pobreza( de espirito) total!
E comemorar o que? a falta de educação das pessoas (principalmente no desfile da dysnei onde o lugar já era ruim e com duas moças de cabelo vermlho pisoteando e tapando a visão de todos foi o fim)?
A falta de respeito dos governantes que conropem pacas? A aprovação na câmara p/ pôr fim no decimo terceiro?
problemáticas da circulação, priorização do veículo em virtude dos pedestres, áreas de invasão no plano piloto, falencia de alguns setores comerciais, setorização abusiva são os menores dos problemas!
A educação, falta de oportunidade para os jovens e a saúde são os maiores problemas do DF!
A única coisa boa que está acontecendo é uma possível intervenção...









Falando um pouco de Brasília: a idéia de Brasília era muito antiga surgiu com José Bonifácio. Porém só foi concretizada com Juscelino. Varios projetos foram votados e ganhou o da borboleta, as pessoas insistem em dizer que é um avião, mas não é , sempre foi uma borboleta. Dizem que a arquitetura de Brasília é toda voltada para arquitetura Egpicia, e podemos notar isso pelas rampas e tbm pelo próprio projeto já que o criador do projeto Lúcio Costa era admirador da deusa Ísis a deusa que possuia asas. O aniversário de Brasília cai no mesmo dia do feriado de tiradentes e não é mera coincidência. Tiradentes foi um héroi esquecido durante muito tempo, lutou por uma republica ( foi o primeiro brasileiro a fazer isso) foi morto por esse grande ideal e finalmente com a republica foi resgato todo o seu sacrifício e já que a capital é o simbolo maximo da república brasileira comemora-se o aniversario de Brasilia dia vinte e um de abril.


Bem é isso a postagem de hj espero que reflitam sobre a mensagem que deixei no começo da postagem  para que possamos  um dia fazer uma Brasília diferente e acabar com todos os males nela existente! bju a todos e para maiores informações e aprofundamentos sobre o assunto(arquitetura) deixo aqui o blog de um grande amigo meu arquiteto, novato , mas com um talento e potencial incrivel: http://petersampa2008.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário