quinta-feira, 17 de junho de 2010

A HISTÓRIA DO TSURU

Sadako Sasaki tinha quase dois anos quando a bomba atômica explodiu em Hiroshima. Aparentemente ela saiu ilesa com sua mãe e seu irmão mais velho, na fuga foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia.
Sadako teve uma vida saudável até os 12 anos de idade, de repente Sadako começou a passar muito mal, e foi dificil os médicos da época diagnosticarem a doença, suas causas, sua cura, era uma doença a qual não se havia muitos relatos, pouco conhecida. Hoje se sabe que a doença era leucemia e que provavelmente foi causada pela radiação vinda da descarga da bomba atômica.
Sadako foi internada e no hospital recebeu a visita de sua melhor amiga que lhe contou a história do tsuru. Sadako então começou a dobrar tsurus para obter a cura (segundo a lenda 1000 tsurus dobrados dá direito a realização de um desejo), porém a doença se agravava. Sadako não conseguiu dobrar os 1000 tsurus, ela dobrou somente 964 e morreu antes que terminasse =( 
Os amigos de classe de Sadako ficaram muito tristes e abalados e resolveram terminar os tsurus por ela antes do enterro e penduram os tsurus em alguns pontos da cidade...
Algum tempo depois ergueram  um monumento da Paz das Crianças, que foi inaugurado no Parque da Paz de Hiroshima e desde então no dia da paz (06 de Agosto) pessoas do mundo inteiro enviam tsurus de papel para o parque.
Dizem até que tem um filme que se trata do tsuru, dizem também que no Japão o origami é tido como disciplina obrigatória nas escolas.
Dizem também que se você fizer 1000 tusurus você terá seu maior desejo realizado (desde que ao dobrá-los vc projete seu desejo).

Mas o que seria de fato o tsuru?

O tsuru nada mais é do que a cegonha, os japoneses acreditam que a cegonha é um animal sagrado que simboliza felicidade, prosperidade e paz =)
Antigamente costumava-se pendurar os tsurus como forma de distração para criancinha bem pequenininhas. Os grous de papel também eram oferecidos em templos e altares juntamente com as orações para pedir proteção. Acredita-se que originalmente eles tinham somente função ornamentativa, e só mais tarde foram associados à orações, sorte e fortuna.
No Japão é muito utilizado em comemorações como casamentos, ano novo, batizados, em datas festivas em geral. A última comemoração celebre onde todos pudemos acompanhar pela televisão foi a penultima copa, onde Brasil ganhou o penta no Japão, no final uma chuva de tsurus cairam sobre nossa seleção brasileira e vimos tudinho ao vivo e a cores pela TV! A figura do tsuru está presente na decoração e nas embalagens de presentes simbolizando saúde...
O simbolismo mais belo  sobre o tsuru (segundo minha opinião) é quando ele é dado a alguém... Porque um gesto vale mais do que mil palavras...
Quando você dá um tsuru a uma pessoa é como se você estivesse dizendo assim: Tudo de bom que há em meu coração eu estou te dando!
Espero que tenham gostado da historinha!
Caso queiram escuta-la: pesquisem no youtube "A Fábula do Tsuru - apresentada por Vanessa Vidal"
Caso queiram dobrar : vídeo explicativo pesquisem no you tube "Como Nasce um Tsuru"
Caso queiram dobrar e escolher quem ensinará o passo a passo: http://www.oritube.com.br/







´















Nenhum comentário:

Postar um comentário